terça-feira, 2 de março de 2010

Introdução aos modelos em T.O.





Segundo Francisco (2004) “as teorias e as práticas terapêuticas ocupacionais foram absorvendo as filosofias e as ideologias das diferentes épocas e se transformando, para chegar ao que hoje caracterizamos de diferentes modelos teóricos práticos da Terapia Ocupacional”. De acordo com a autora, existem três correntes filosóficas básicas que são orientadoras do processo terapêutico ocupacional: humanista, positivista e materialista – histórico (dialético).

Corrente humanista - O principal foco desse modelo é o homem e sua capacidade, a essência humana. A saúde está associada aos bons hábitos, à capacidade de trabalhar, de agir no mundo. O trabalho é utilizado como atividade, favorecendo o relacionamento
interpessoal e de auto-aprendizagem, ordenando pensamento e comportamento.


O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores.
O humanismo se desenvolveu e se manifestou em vários momentos da história e em vários campos do conhecimento e das artes. 
Humanismo na antiguidade clássica (Grécia e Roma): manifestou-se principalmente na filosofia e nas artes plásticas. As obras de arte, por exemplo, valorizavam muito o corpo humano e os sentimentos.
Humanismo no Renascimento: nos séculos XV e XVI, os escritores e artistas plásticos renascentistas resgataram os valores humanistas da cultura greco-romana. O antropocentrismo (homem é o centro de tudo) norteou o desenvolvimento intelectual e artístico desta fase.



Modelo de Reabilitação:
- pretende reabilitar o doente de forma a permitir a sua independência nas atividades da vida diária, atividades produtivas e atividades de lazer.

Um comentário: