sábado, 11 de julho de 2009

Cuidado Centrado na Família

Na prática em reabilitação observamos o quanto é indispensável a participação e colaboração da família no processo terapêutico e à partir do programa de Atenção Domiciliar , objetivamos compreender as necessidades das famílias, prioridades, valores, esperanças e recursos para que as orientações e intervenções sejam o mais próximo da realidade, começamos por discutir a necessidade de se trazer a família para próximo ao atendimentos, a fundamentarmos –nos no “cuidado centrado na família’’ para futura analise dos resultados obtidos.
“ Tratamento mantido com os esforços conjuntos de membros da família e médicos, normalmente fornecido através de estruturas de equipe multidisciplinares e interdisciplinares‘’( Willard & Spackam, 2002)

Alguns conceitos:

Avd - “As atividades de vida diária são consideradas como sendo um dos aspectos exclusivos e de responsabilidade da Terapia Ocupacional, tendo por objetivo, proporcionar ao indivíduo portador de necessidades especiais, uma vida menos dependente.” ( Finger, 1986 )
Cuidado - “Definimos o cuidado centrado na família como uma experiência que acontece, quando os terapeutas escutam de forma efetiva e compassiva as preocupações, abordam as necessidades, e apoiam as esperanças das pessoas e suas famílias” (Lawlor & Cada, 1993)

ESTIMULAÇÃO PRECOCE

“ Conjunto dinâmico de atividades e recursos humanos e ambientais incentivadores, que são destinados à proporcionar à criança, nos seus primeiros anos de vida, experiências significativas para alcançar pleno desenvolvimento das potencialidades no seu processo evolutivo, prevenindo, detectando, minimizando, recuperando ou compensando suas deficiências e seus efeitos.”( MEC – 1995)

OBJETIVOS:
Realizar avaliação motora, cognitiva e de independência;
Promover o enfoque na capacidade funcional Potencialidades
Conhecer a realidade vivida pela família;
Atuar interdisciplinarmente com a equipe.

Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de ajudar pessoas a realizarem as atividades diárias que são importantes para elas, apesar das debilidades, incapacidades, ou deficiências. “Ocupação” em terapia ocupacional não se refere simplesmente a profissões ou a treinamentos profissionais; ocupação em terapia ocupacional refere-se a todas as atividades que ocupam o tempo das pessoas e dão sentido a suas vidas (AOTA, 1994, pág.3).

Inclusão:
“Toda criança tem direito à educação, e deve ter a oportunidade de exercê-la.
Programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de considerar a vasta diversidade de tais características e necessidades, sendo que aqueles com necessidades especiais devem ter acesso à escola regular, a qual deveria acomodá-lo dentro de uma pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades”.
(Mendes, 2002)


Nem sempre consigo sentir o que sei que
devo sentir.
O meu pensamento só muito devagar atravessa
o rio a nado
Porque lhe pesa o fato que os homens o
fizeram usar.
Procuro despir-me do que aprendi,
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que  me ensinaram,
E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,
Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras
Desembrulhar-me e ser eu.

Fernando Pessoa

TRABALHANDO EM EQUIPE INTERDISCIPLINARIDADE




ATITUDES NECESSÁRIAS PARA UMA ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR:
Fragmentação do saber, ou seja, a ruptura dos preconceitos que acompanham os profissionais desde a sua graduação (sempre achando que somos os mais completos, abrangentes ou que podemos dar conta de tudo), sendo impedido de ver os limites de sua ciência e as possibilidade das demais;
Permeabilidade ao Conhecimento capacidade de entender e se fazer entender, ser capaz de ouvir e transmitir conhecimentos, propiciando o exercício em equipe do crescimento pessoal e profissional através de um “idioma” em comum a todos;
Não basta ser membro da equipe... Tem que saber...
Ouvir
Trocar
Implicar-se
Disponibilidade
flexibilidade
A prática interdisciplinar pode ser percebida como “quebra” na segurança, exposição a fragilidade, confronto com as limitações “não saber”, “não saber fazer”,ameaçando a estabilidade, o status adquirido... Assim a tendência mais imediata e freqüente é de criarem defesas muito fortes à mudança.
As características do atendimento multidisciplinar refletem a maturidade e disponibilidade de uma equipe que “incorpora os resultados das diversas disciplinas, toma-lhes de empréstimo os esquemas de análise, submete-os a comparação e ao julgamento e, enfim, integra-os”. (Jayme Salomão – 1976)