sábado, 11 de julho de 2009

TRABALHANDO EM EQUIPE INTERDISCIPLINARIDADE




ATITUDES NECESSÁRIAS PARA UMA ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR:
Fragmentação do saber, ou seja, a ruptura dos preconceitos que acompanham os profissionais desde a sua graduação (sempre achando que somos os mais completos, abrangentes ou que podemos dar conta de tudo), sendo impedido de ver os limites de sua ciência e as possibilidade das demais;
Permeabilidade ao Conhecimento capacidade de entender e se fazer entender, ser capaz de ouvir e transmitir conhecimentos, propiciando o exercício em equipe do crescimento pessoal e profissional através de um “idioma” em comum a todos;
Não basta ser membro da equipe... Tem que saber...
Ouvir
Trocar
Implicar-se
Disponibilidade
flexibilidade
A prática interdisciplinar pode ser percebida como “quebra” na segurança, exposição a fragilidade, confronto com as limitações “não saber”, “não saber fazer”,ameaçando a estabilidade, o status adquirido... Assim a tendência mais imediata e freqüente é de criarem defesas muito fortes à mudança.
As características do atendimento multidisciplinar refletem a maturidade e disponibilidade de uma equipe que “incorpora os resultados das diversas disciplinas, toma-lhes de empréstimo os esquemas de análise, submete-os a comparação e ao julgamento e, enfim, integra-os”. (Jayme Salomão – 1976)

Um comentário:

  1. NÃO É FÁCIL DESCONTRUIR COM OS COLEGAS SUAS VAIDADES ESPECÍFICAS,DA PROFISSÃO DE CADA UM....MAS O TEXTO DIZ TUDO!É ISSO AÍ.
    ADOREI E VOU LEVAR PARA A EQUIPE DO MEU TRABALHO.
    BJS RENATA ALVARES TO

    ResponderExcluir